PLANO DE AULA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
DURAÇÃO: 04 HORAS
TURMAS: 3º e 4º anos
PROFESSORA : IRISMAR ALVES VIEIRA
ATIVIDADES DE ESTUDO: VÍDEOS, CARTAZ, PAINEL E JOGOS.
PROCEDIMENTOS
Proporcionar situações ao desenvolvimento do portador de surdez, no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental, de modo a possibilitar sua interação e autuação no meio social que está inserido e outros, através de técnicas especiais, oferecendo o conhecimento de acordo com as necessidades individuais.
HABILIDADES
Proporcionar condições para que o aluno surdo desenvolva de forma ampla e plenamente seu equilíbrio e ritmo; coordenação motora para que se desenvolva a língua de sinais e a portuguesa.
CONTEÚDOS
• Estimulação auditiva através de músicas;
• Exercícios de atenção (jogos);
• Estrutura da linguagem (significado, significante);
• Trabalhos os conteúdos específicos das disciplinas do ensino regular.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
• Apresentar aos alunos um vídeo com palavras na linguagem dos sinais para que os alunos portadores desse tipo de necessidades;
• Elaborar um painel com sugestões dos alunos da sala;
• Colocar um cartaz na sala de aula apresentando a linguagem dos sinais de duas formas.
RECURSOS DIDÁTICOS
•
• Jogos didáticos;
• Data show;
• Computador;
• Vídeo com alfabeto em língua de sinais;
• Gravuras, painel, cartaz das formas escrita e em Libras.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser mais diversificada possível envolvendo métodos que avaliam a participação cotidiana e a memorização dos conceitos e conteúdos pelos alunos, em um processo contínuo, que não apenas, avalia individualmente, mas também coletivamente.
FELIZ DAQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA.
Cora Coralina
Nenhum comentário:
Postar um comentário