sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETO

Unidade4_ativ_2B_irismar

Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Instituição: Escola Estadual Denise Gomide Amui

Autora: Irismar Alves Vieira

Estrutura Curricular

Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final: 4º ano

Componente Curricular: Matemática

Tema: Formar e Figuras GEOMETRICAS

Título: Figuras e formas planas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Matemática, leitura, escrita e digitação de forma dinâmica e lúdica com o auxílio de imagens na tela do computador;
• Despertar o gosto pela leitura e escrita através das imagens e sons com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;
• Utilizar os recursos do editor de imagem (paint) para criação dos desenhos e as figuras geométricas;
• Reconhecer retas paralelas, inclinadas, verticais e horizontais;
• Identificar figuras planas e espaciais;
• Classificar polígonos quanto a medidas dos lados;

Duração das atividades: 02 semanas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimentos sobre posições de duas ou mais retas para poder identificá-las e classificá-las quanto suas disposições, além de compreender as características principais de figuras geométricas planas e espaciais.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos iniciarão o desenvolvimento desse projeto com uma pesquisa na internet, para coletar mais informações sobre retas paralelas, verticais, inclinadas e horizontais. Logo após, pesquisaram e observarão as formas geométricas das figuras planas e espaciais para então ir a campo observar o emprego desses conceitos matemáticos empregados no cotidiano. Enquanto vão encontrando as formas empregadas nos objetos que estão presentes no dia-dia, alguns dos alunos deverão registrando todos os momentos em uma máquina digital.

Recursos Complementares

Os recursos tecnológicos a serem utilizados nesse projeto serão: computador/internet, máquina digita, calculadora.

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer do projeto, através de questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.







Referências bibliográficas:
• www.cienciamao.usp.br/.../exibir.php?...geometriaplanaeespacial - Em cache
• www.bussolaescolar.com.br/matematica.htm - Em cache - Similares
• http://www.somatematica.com.br/areas.php
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Retas_paralelas
• http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-ang.htm
• http://www.somatematica.com.br/fundam/poligon.php
• http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/pagina4.html
• http://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário